segunda-feira, 25 de setembro de 2017


Hoje nosso Blog está cheio de novidades, trouxemos uma síntese de um artigo muito interessante sobre o uso das Histórias em Quadrinhos para auxiliar na inclusão de deficientes na Educação Infantil. No final da síntese está a fonte caso você queira dar uma olhada no projeto na íntegra. Esperamos que gostem, queremos saber o que acharam.

Artigo: Projeto inclusão e o uso das HQs da Mônica na 
Educação Infantil

Na cidade de Atibaia -SP foi realizado um estudo acerca do projeto de inclusão na Educação Infantil  em que a Instituição Faculdades Atibaia em parceria com Escola Pública Municipal, utilizaram as Histórias em Quadrinhos (HQs) da Turma da Mônica como forma didática para crianças de quatro e cinco anos. Nesta escola havia oito crianças com diversas necessidades especiais que não estavam devidamente incluídas.
A inclusão de deficientes físicos é um assunto novo, a grande maioria das crianças com necessidades especiais eram trancadas em suas casas pelos pais ou cuidadores e não interagiam com outros de sua idade. Quando isso não acontecia, outros adultos como professores ou parentes de certa forma excluía aquela criança, como se não fosse normal.
Mauricio de Souza o criador da Revista em Quadrinhos Turma da Mônica em 2009 decidiu incluir em suas histórias crianças deficientes e suas interações com crianças não deficientes. Ele mesmo relata que sentiu falta de crianças deficientes em suas revistas, por esse motivo decidiu incluir quatro personagens com deficiências diferentes interagindo com o restante da turma. A edição desta primeira revista foi gratuita possibilitando o maior acesso de todos.
O projeto utilizou essas Revistas da Turma da Mônica como intervenção para ensinar as crianças sobre as diferenças, e como a inclusão deve ser. Também foram ensinadas sobre as deficiências e seus tipos, através de dinâmicas, todas elas utilizando as HQs como base, isso auxiliou muito o entendimento e o entrosamento deles.
Foi visto uma melhora significativa no convívio das crianças não deficientes com as que são, como exemplo disso, as crianças passaram sentir interesse em ajudar e interagir com dois cadeirantes que tinha na escola por causa do personagem Luca da revista Turma da Mônica que é cadeirante. Por causa do seu aspecto lúdico e sua linguagem simplificada, as HQs se tornaram um objeto de aprendizado muito divertido e eficaz, pois as crianças aprenderam brincando e com o que conheciam.

Fontes: http://conic-semesp.org.br/anais/files/2016/trabalho-1000023269.pdf


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