Hoje nosso Blog está cheio de novidades, trouxemos uma síntese de um artigo muito interessante sobre o uso das Histórias em Quadrinhos para auxiliar na inclusão de deficientes na Educação Infantil. No final da síntese está a fonte caso você queira dar uma olhada no projeto na íntegra. Esperamos que gostem, queremos saber o que acharam.
Artigo: Projeto
inclusão e o uso das HQs da Mônica na
Educação Infantil
Na cidade de Atibaia
-SP foi realizado um estudo acerca do projeto de inclusão na Educação
Infantil em que a Instituição Faculdades
Atibaia em parceria com Escola Pública Municipal, utilizaram as Histórias em
Quadrinhos (HQs) da Turma da Mônica como forma didática para crianças de quatro
e cinco anos. Nesta escola havia oito crianças com diversas necessidades
especiais que não estavam devidamente incluídas.
A inclusão de
deficientes físicos é um assunto novo, a grande maioria das crianças com
necessidades especiais eram trancadas em suas casas pelos pais ou cuidadores e
não interagiam com outros de sua idade. Quando isso não acontecia, outros adultos
como professores ou parentes de certa forma excluía aquela criança, como se não
fosse normal.
Mauricio de Souza o
criador da Revista em Quadrinhos Turma da Mônica em 2009 decidiu incluir em
suas histórias crianças deficientes e suas interações com crianças não
deficientes. Ele mesmo relata que sentiu falta de crianças deficientes em suas
revistas, por esse motivo decidiu incluir quatro personagens com deficiências
diferentes interagindo com o restante da turma. A edição desta primeira revista
foi gratuita possibilitando o maior acesso de todos.
O projeto utilizou
essas Revistas da Turma da Mônica como intervenção para ensinar as crianças
sobre as diferenças, e como a inclusão deve ser. Também foram ensinadas sobre
as deficiências e seus tipos, através de dinâmicas, todas elas utilizando as
HQs como base, isso auxiliou muito o entendimento e o entrosamento deles.
Foi visto uma melhora
significativa no convívio das crianças não deficientes com as que são, como
exemplo disso, as crianças passaram sentir interesse em ajudar e interagir com
dois cadeirantes que tinha na escola por causa do personagem Luca da revista
Turma da Mônica que é cadeirante. Por causa do seu aspecto lúdico e sua
linguagem simplificada, as HQs se tornaram um objeto de aprendizado muito
divertido e eficaz, pois as crianças aprenderam brincando e com o que conheciam.
Fontes: http://conic-semesp.org.br/anais/files/2016/trabalho-1000023269.pdf
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