Olás, hoje compartilhamos com vocês um Plano de Aula sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) envolvendo nosso tema, inclusão. Confiram e deixem seus comentários.
Plano de aula sobre uso das HQs
http://s2.glbimg.com/wSx00xIbdOqGeWLcuT27OHDfVhMxLeu7T7uAxOpRkAlIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/19/tirinha_para_o_g1.jpg
Nível
de ensino: Nível fundamental,
anos iniciais.
Ano
letivo: 3º ano.
Temas: linguagem, tecnologia, interação.
Duração: 4 aulas de 50 minutos.
Materiais
necessários:
•
Computadores
com acesso a internet e com App Hagaque instalado
•
Revistas
em quadrinhos diversas, especialmente, Turma da Mônica
•
Folhas
A4
•
Impressora,
scanner para digitalizar os desenhos,
•
Lápis de
cor e canetinhas hidrocor.
•
Projetor
Objetivo: Ao final da aula o aluno será capaz de:
•
Maior
interação uns com os outros, trabalhar em equipe.
•
Estimular
a leitura.
•
Reconhecer
o gênero linguístico próprio das HQs
•
Serão
capazes de interpretar textos em formato de HQ.
•
Criar
uma HQ contendo uma situação problema.
•
Desenvolver
a criatividade, uma vez que eles mesmos farão sua própria história.
•
Utilizar
o APP Hagaque.
•
Terão
maior conhecimento e propriedade sobre a inclusão de deficientes, uma vez que
isso será abordado.
Conteúdo:
•
Origem
das HQs
•
Exploração
e leitura das diversas revistas em quadrinhos.
•
Exploração,
em especial, da HQ turma da Mônica de Maurício de Souza que fala sobre
inclusão.
•
Interpretação
das HQs lidas.
•
Explicação
sobre a estrutura de uma HQ (Formato dos balões, onomatopeias, etc)
•
Orientação
sobre o uso do scanner para a digitalização dos desenhos.
•
Orientação
sobre o uso do App Hagaque.
•
Socialização
das HQs dos alunos prontas.
Metodologia:
As aulas serão ministradas na sala de
informática da escola. As crianças serão separadas em duplas.
Primeira
aula:
•
Para
iniciar a conversa vamos ver o conhecimento das crianças sobre HQ, e quais eles
mais gostam.
•
Distribuir
as revistas na mesa e incentivar que peguem uma cada um e que leiam. Dar uns
minutos para isso.
•
Depois
escolher 3 crianças para socializar alguma história que tenham lido, e se
gostou e porque
•
Passar
um vídeo ilustrativo.
•
Explicar
a origem das HQs e os diversos tipos que existem hoje.
•
Explicar
sobre o formato das HQs.
•
Explicar
sobre como criar uma HQ, criação da história e do roteiro.
•
Explicar
a tarefa de casa. Que comecem a pensar na história e no roteiro da HQ que irão
criar, esta história precisará conter algum tipo de deficiente, pois fará parte
do nosso projeto de inclusão.
•
Utilizar
como exemplo a Revista em Quadrinho da Turma da Mônica que fala sobre a
inclusão de deficientes.
•
Dar uns
minutos para que a dupla converse sobre suas ideias.
Segunda
aula:
•
Dar 20
minutos para que as duplas conversem sobre o que pensaram da história.
•
Explicar
sobre o uso do App Hagaque como ele é utilizado.
•
Dar uma
tarefa em sala de aula que criem uma tirinha que aborde a temática sobre
inclusão no App para que aprendam utilizar o mesmo.
No restante da aula
será a criação dos desenhos.
Terceira
aula:
•
Continuar
a criação dos desenhos.
•
Explicar
como usar o Scanner para a digitalização dos desenhos já prontos.
•
Auxiliar
na montagem das HQs no App Hagaque.
Quarta
aula
• Conversar
com os alunos sobre o que acharam da atividade de HQs e sobre a importância da
inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais
• Contar a
história breve de Mauricio de Sousa e à partir de que momento ele sentiu a
necessidade de incluir personagens com deficiência em suas histórias
• Socializar
com a turma as HQs de todos no projetor.
• Auxiliá
los a imprimir suas histórias.
Fontes:
https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ingles-historia-em-quadrinhos.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016801.PDF
http://s2.glbimg.com/wSx00xIbdOqGeWLcuT27OHDfVhMxLeu7T7uAxOpRkAlIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/19/tirinha_para_o_g1.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário