segunda-feira, 25 de setembro de 2017



Olás, hoje compartilhamos com vocês um Plano de Aula sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) envolvendo nosso tema, inclusão. Confiram e deixem seus comentários.

Plano de aula sobre uso das HQs

http://s2.glbimg.com/wSx00xIbdOqGeWLcuT27OHDfVhMxLeu7T7uAxOpRkAlIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/19/tirinha_para_o_g1.jpg


Nível de ensino: Nível fundamental, anos iniciais.
Ano letivo: 3º ano.
Temas: linguagem, tecnologia, interação.
Duração: 4 aulas de 50 minutos.
Materiais necessários:
         Computadores com acesso a internet e com App Hagaque instalado
         Revistas em quadrinhos diversas, especialmente, Turma da Mônica
         Folhas A4
         Impressora, scanner para digitalizar os desenhos,
         Lápis de cor e canetinhas hidrocor.
         Projetor
Objetivo: Ao final da aula o aluno será capaz de:
         Maior interação uns com os outros, trabalhar em equipe.
         Estimular a leitura.
         Reconhecer o gênero linguístico próprio das HQs
         Serão capazes de interpretar textos em formato de HQ.
         Criar uma HQ contendo uma situação problema.
         Desenvolver a criatividade, uma vez que eles mesmos farão sua própria história.
         Utilizar o APP Hagaque.
         Terão maior conhecimento e propriedade sobre a inclusão de deficientes, uma vez que isso será abordado.
Conteúdo:
         Origem das HQs
         Exploração e leitura das diversas revistas em quadrinhos.
         Exploração, em especial, da HQ turma da Mônica de Maurício de Souza que fala sobre inclusão.
         Interpretação das HQs lidas.
         Explicação sobre a estrutura de uma HQ (Formato dos balões, onomatopeias, etc)
         Orientação sobre o uso do scanner para a digitalização dos desenhos.
         Orientação sobre o uso do App Hagaque.
         Socialização das HQs dos alunos prontas.
Metodologia:
As aulas serão ministradas na sala de informática da escola. As crianças serão separadas em duplas.
Primeira aula:
         Para iniciar a conversa vamos ver o conhecimento das crianças sobre HQ, e quais eles mais gostam.
         Distribuir as revistas na mesa e incentivar que peguem uma cada um e que leiam. Dar uns minutos para isso.
         Depois escolher 3 crianças para socializar alguma história que tenham lido, e se gostou e porque
         Passar um vídeo ilustrativo.
         Explicar a origem das HQs e os diversos tipos que existem hoje.
         Explicar sobre o formato das HQs.
         Explicar sobre como criar uma HQ, criação da história e do roteiro.
         Explicar a tarefa de casa. Que comecem a pensar na história e no roteiro da HQ que irão criar, esta história precisará conter algum tipo de deficiente, pois fará parte do nosso projeto de inclusão.
         Utilizar como exemplo a Revista em Quadrinho da Turma da Mônica que fala sobre a inclusão de deficientes.
         Dar uns minutos para que a dupla converse sobre suas ideias.
Segunda aula:
         Dar 20 minutos para que as duplas conversem sobre o que pensaram da história.
         Explicar sobre o uso do App Hagaque como ele é utilizado.
         Dar uma tarefa em sala de aula que criem uma tirinha que aborde a temática sobre inclusão no App para que aprendam utilizar o mesmo.
No restante da aula será a criação dos desenhos.
Terceira aula:
         Continuar a criação dos desenhos.
         Explicar como usar o Scanner para a digitalização dos desenhos já prontos.
         Auxiliar na montagem das HQs no App Hagaque.
Quarta aula
      Conversar com os alunos sobre o que acharam da atividade de HQs e sobre a importância da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais
   Contar a história breve de Mauricio de Sousa e à partir de que momento ele sentiu a necessidade de incluir personagens com deficiência em suas histórias
        Socializar com a turma as HQs de todos no projetor.

       Auxiliá los a imprimir suas histórias.

Fontes:
https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ingles-historia-em-quadrinhos.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016801.PDF
http://s2.glbimg.com/wSx00xIbdOqGeWLcuT27OHDfVhMxLeu7T7uAxOpRkAlIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/19/tirinha_para_o_g1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário